top of page
Buscar

Dirigível de propaganda caiu em Osasco durante voo.

  • Foto do escritor: Washington Tobias de Morais
    Washington Tobias de Morais
  • 26 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

Como amplamente repercutido desde o início da tarde de ontem, 25 de setembro, o dirigível ADB-3-3 da empresa Airship do Brasil, única aeronave desse tipo em operação no país, sofreu um acidente na cidade de Osasco.


O piloto enfrentou um problema com os comandos da aeronave, ficando impossibilitado de desviá-la quando ela voou em direção ao solo, até colidir com imóveis. Felizmente, houve apenas ferimentos leves ao piloto, que foi atendido e passa bem, além de danos materiais ao dirigível e a objetos no solo.


O ADB-3-3, de matrícula PR-ZAD, é um dirigível tripulado com capacidade para 5 passageiros e o piloto. Tem comprimento de 49 metros e pode voar a até 9.000 pés (2.740 metros) de altitude. Foi feito para variados usos, como passeios panorâmicos, aplicações no setor agrícola, vigilância e controle de fronteiras, publicidade aérea, inspeção de linhas de transmissão, filmagem e fotografia aérea, prospecção mineral, segurança pública e treinamentos de voo.


E para quem tem curiosidade de saber como é estar a bordo de uma aeronave como essa, um vídeo feito pelo canal “Golf Oscar Romeo” mostra, desde a decolagem no Aeroporto Campo de Marte, em São Paulo (SP), até o pouso, um voo feito no meio do ano passado, durante uma ação de publicidade sobre o estádio Allianz Parque.



Além disso, há também outra gravação do canal, mostrando como é por dentro a cabine e também o grande envelope do ADB-3-3, incluindo explicações do piloto sobre os instrumentos e a operação.







 
 
 

Comments


bottom of page